Olga Marques Filipe

View Original

Resiliência, a solução presente

A resiliência é um conceito complexo, mas podemos de forma mais simplista considerá-la como um dos traços mais importantes da personalidade das pessoas. Esse traço permite obter resultados psicológicos positivos, mesmo sob a pressão de riscos ou dificuldades extremas. As suas principais e identificadas características, correspondentes ao Five Model são:

1.      Baixo neuroticismo, ou seja, elevada estabilidade emocional;

2.      Extroversão (sociabilidade);

3.      Abertura a novas experiências (criatividade);

4.      Amabilidade ou simpatia;

5.       E Conscienciosidade (concentração, desempenho e eficiência);

Podemos questionar se existem fatores ou mecanismos protetores conhecidos que fortalecem a resiliência e, descobrimos que são elencados um conjunto vasto de respostas ou soluções, de que destacamos como mais importantes:

  • o contexto cultural, socioecónomico e a rede familiar, além das características individuais (idade, género, etc…), de um estado saudável e de bem-estar, do apoio social e do apoio de relacionamentos e, ainda, dos recursos disponíveis.

Também, o foco no âmbito do coaching de um dos mecanismos protetores da vulnerabilidade em adultos, é a aplicação da Psicologia Positiva, que se centra:

  •  no progresso humano,

  •  nas emoções positivas

  •  nos relacionamentos positivos,

  • em ações significativas de autodeterminação.

 A psicologia positiva (uma de múltiplas respostas) apresenta ferramentas ideais para que os mecanismos protetores e ativadores do complexo traço de carácter, a que chamamos resiliência, se mantenha e fortifique na vida da pessoa.

Ameaças como a pressão social, o stress (leve), a violência psicológica ou intimidação, a ansiedade e, mesmo o burnout (ou esgotamento profissional), podem ser prevenidos ou diluídos através da aquisição de uma maior resiliência pessoal.

Para tal, a necessária adaptação psicológica positiva ao longo do tempo, aumenta com a promoção:

  • do reforço da capacidade de adaptação à mudança,

  • da habilidade de distinguir processos de objetivos,

  • do desenvolvimento do sentimento de auto-eficácia,

  • da aprendizagem para interagir e negociar positivamente em contextos (potencialmente) adversos,

  • do reforço do apoio da rede, de que a pessoa faz parte, no seu ciclo de vida.

As respostas individuais resilientes motivadas pelas lentes da Psicologia Positiva, são uma dimensão fundamental do bem-estar psicológico individual e da aceitação do poder interior. O compromisso com soluções que permitem a apropriação da sua própria vida, com gratidão e de forma sustentada, são independentes dos contextos de incerteza em que vive.

A resiliência está ligada a processos mentais e comportamentos que se adaptam aos obstáculos próprios da existência.

A resiliência é o saber reagir e crescer internamente. Há pessoas que o fazem naturalmente e há outras que podem aprender a fazê-lo.

Na presença das soluções, os problemas ausentam-se.

By Academia de Coaching.org ©